Introdução

A Câmara Ambiental de Resíduos, instalada em 28 de novembro de 2007, com objetivo precípuo de buscar soluções compartilhadas que incorporem avanços no desempenho ambiental dos setores produtivos e na promoção da qualidade ambiental do Estado de São Paulo, manteve-se ativa até 2012.  A pedido da ABETRE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES, com vistas à facilitar o diálogo entre a CETESB e as entidades representativas do setor de limpeza urbana e gerenciamento de resíduos, a Câmara Ambiental foi reinstalada em 2019.

Primeira reunião plenária aconteceu em 08/10, na sede da CETESB. Saiba mais em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2019/10/09/camara-ambiental-do-setor-de-residuos-solidos-inicia-trabalhos/

Composição da Câmara Ambiental

Presidente: Início do mandato: 08.10.2019
Titular –  Luiz Gonzaga A. Pereira (ABETRE)
Suplente –  Ciro Cambi Gouveia (ABETRE)

Secretária Executiva:
Titular – Lia Helena M. L. Demange (PRL – Divisão de Logística Reversa/CETESB)
Suplente – Raissa Silva de Carvalho Pereira (PRL – Divisão de Logística Reversa/CETESB)

Entidades Participantes nome titular e suplente

Luiz Gonzaga Alves Pereira – Titular
Ciro Cambi Gouveia – Suplente

ABLP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA PÚBLICA
João Gianesi Netto – Titular
Clóvis Benvenuto – Suplente

ABRAGER – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Julio Mirage – Titular
Alexandre Fernandes – Suplente

ABRELPE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS
Carlos Silva – Titular

Daniel Matos – Titular
Antonia Jadranka – Suplente

Membros CETESB

Cristiano Kenji Iwai – Titular – (C – Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental)
Thiago de Souza – Suplente – (CJJ – Agência Ambiental de Jundiaí)

Mara Magalhães Gaeta Lemos – Titular – (EQAA – Setor)
Maria Yumiko Tominaga – Suplente – (ELA – Divisão)

André Luiz dos Reis Paulino – Titular – (IPGR – Setor)
Valéria Soares – Suplente – (IPGR – Setor)

SIMA – Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

José Valverde Machado Filho
José Ronal Moura de Santa Inez

Membros Titulares e Suplentes dos Grupos de Trabalho

GT – Termos de Referência para os Planos de Gerenciamento de Resíduos

Objetivo – discutir e elaborar a criação de um documento com padrões para formas de manejo, etapas de geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem e destinação final, de acordo com a legislação específica vigente para cada categoria.

Coordenadora: Camila Bittencourt Medeiros. Titulares CETESB: Maria Heloisa P. L. Assumpção; Mara Magalhães Gaeta Lemos; Marcia Sayuri Ohba, Gisele Akemi Kohata e André Luiz dos Reis Paulino. Suplentes: Elizabeth Marques e Valéria Soares .

Membros do Setor: Luiz Gonzaga Alves Pereira (ABETRE); Diógenes Del Bel (ABETRE); Ricardo Lopes Garcia (FIESP); Jorge Rocco (CIESP); João Gianesi Netto (ABPL); Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (ABES); Lilian Sarrouf (SINDUSCON); Vanessa Dias (SINDUSCON); Gabriel Gil Bras Maria (ABRELPE); Carlos Silva (ABRELPE); Hewerton Bartoli (ABRECON); Márcio Matheus (SELUR); Júlio Mirage (ABRAGER).

GT sobre Disposição de Rejeitos:

Objetivo – discutir e elaborar a criação de um padrão, de acordo com a legislação vigente, para atender aos requisitos da disposição final de rejeitos em aterros sanitários.

Coordenadora: Lia Helena Monteiro de Lima Demange. Titulares: Titular: Jorge Sakotani, Geraldo Gilson de Camargo e André Luiz dos Reis Paulino. Suplentes: Ricardo Simões Gonçalves, Marcia Sayuri Ohba e Valéria Soares.

Principais produtos da Câmara – trabalhos concluídos

Termos de Referência para os Planos de Gerenciamento de Resíduos (em consulta pública por 30 dias a partir de 07/06/2022).

Trabalhos em andamento, GTs existentes e assuntos em discussão.

1. GT sobre os Termos de Referência para os Planos de Gerenciamento de Resíduos: Criação do Formulário Padrão do Plano de Gerenciamento de Resíduos a ser inserido no licenciamento ambiental e integrado ao MTR.

Atualizado em junho/2022