O químico Edson Haddad, gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos, participou como docente do XI Curso de Prevenção e Preparação para Emergências com Produtos Químicos – PEQUIM, realizado em Porto Alegre, RS, no período de 24 a 28 de abril passado. O evento teve a finalidade de preparar técnicos por meio de exposições de elementos teóricos, práticos e metodológicos para identificar os riscos de desastres com produtos químicos, bem como a preparação para resposta e combate a esse tipo de acidente.

A aula ministrada por Haddad, com duração de 8 horas, foi sobre o tema “A experiência da CETESB com as emergências químicas”. O curso contou com a participação de 34 alunos de diversas instituições como a Defesa Civil estadual e municipais, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Polícia Rodviária Estadual, Secretaria Estadual da Saúde e FEPAM (órgão ambiental daquele estado), entre outros.

A CETESB tem participado de todos os cursos PEQUIM, que são coordenados pelo Ministério da Integração Regional, por meio de sua Secretaria Nacional de Defesa Civil. Serão realizados ainda neste primeiro semestre de 2006 mais três cursos PEQUIM, em Florianópolis, Cuiabá e Belo Horizonte, todos com a participação da CETESB.

Texto e Fotografia
Edson Haddad